• Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • Photos
  • Youtube

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

AGRADECIMENTOS



!!__foi um sucesso__!!

# CAPA # SIX AROUND 60 # SEIS POETAS # READINGS # UM POEMA # UM CONVITE

Realizamos essa releitura em homenagem a Beat Generation, uma reprodução do famoso
"Six Gallery reading" __7 de outubro de 1955, em pleno boom da San Francisco Renassaince [CA/USA]. Foram lidos os poemas daquele dia, contando com Philip Lamantia (Marcelo Nietzsche) que leu poemas de seu amigo John Hoffman; Philip Whalen (Esperando Leitor); Michael McClure (Poeta Xandu); Alen Ginsberg (Louis Allen); Gary Snyder (Carluxo); 
e o sexto poeta seria Jack Keraouac, que preferiu não ler. Fomos além, nesta homenagem sincera, apresentando 
leituras de nomes como: Ferlinghetti, Corso, Keraouac, 
Denise Levertov, Diane di Prima, Amiri Baraka, outros...
Esse trabalho teve INÍCIO EM 12 de janeiro de 2015, e foi um desdobramento do empenho que botamos como parte do Ratos Di Versos, grupo aberto a poesia falada, seus poetas sempre atentos às expressões libertárias da cidade e do mundo - evoé! Para esta efeméride acontecer, agradecemos de coração a todo apoio dado pelos amigos, muito especialmente a Sérgio Cohn e Azougue Editorial pela força de sempre, pelos gentis funcionários da Galeria Índica, por ter 
nos acolhido em espaço maravilhoso, na data e hora 
que esperávamos. Nomes que não podem faltar neste momento: o carinho imenso da Tiça Mata durante todos nossos encontros; Karla Sabah e Maurição pelo apoio no audiovisual. Um evoé gigante a todxs os amigos que se prontificaram a dar um confere no vinho malvado que matou Keraouac: Atile Muniz, Bárbara Dias, Shaina, Antônio, Wagner, 
Ana Karina, Fabricia, Caco Pontes, Gabriela Tavares,
Dio Costa [veio de Volta Redonda para nos prestigiar], o professor Marcelo Mourão; aos poetas de rua muito bem representados por Davi Monsores, Paulinho Alves, Miguel da Lapa, André Bentes, ao Xandu [por não ter faltado!], e aos que não puderam vir, 
mas contribuiram com energias positivas: Guilherme Bins, 
Clecia, Willer, Narducci, Claudinho, Guga, PV Alcantara, 
De La Rocha, Tornaghi, Dalberto, Dan Nissan, Paloma, Bodão, 
Henrique, Heik, Marine Ribeiro e... muitos! 
___a todos: beijos na ALMA!!! . . . - evento: https://facebook.com/events/172378859765628/


'6 Poets at the Six Gallery' - Nossa releitura ocorreu em 8 de outubro de 2015, foram poemas coletados do livro A Nova Visão de Blake aos Beats, de Michael Mcclure, com tradução de Daniel Bueno, Luiza Leite & Sergio Cohn, lançado pela Azougue Editoral [2005]; e os poemas de John Hoffman, que foram livremente traduzidos por Marcelo Nietzsche, a partir do livro Tau & Journey to the End - Philip Lamantia, John Hoffman, lançado pela City Lights Pocket Poets Series [2008].
~~~~~~~

0 comentários:

Postar um comentário

Um Convite


7 de Outubro de 2015 [4ª-FEIRA] às 20hs, na Galeria Índica

LOCAL: R. Visconde de Pirajá, 82 Lj. 117 [sub]

**APOIO: Azougue Editorial



APRESENTAÇÃO:


Através de uma homenagem aos 60 anos da leitura na Six Gallery, quando a Beat Generation se fez conhecida nacionalmente nos Estados Unidos, procuramos fazer uma "releitura" do citado evento apresentando, principalmente, por meio de poesia as relações afetivas de construção e de projeção da beat generation.

Situamos a beat generation em seu tempo histórico e cultural.

Com isso evidenciamos seu diálogo não só com uma "tradição marginal" norte-americana mas com as vanguardas históricas e seu princípio de trazer a vida para a arte - notadamente com o surrealismo.

Seu comprometimento com o mundo por uma ação não só literáriamente. Seu engajamento ecológico. Sua "investigações" e opções místicas não ocidentais. Sua coneções com o jazz, com o rock, com a fotografia, basicamente com Robert Frank, que dirigiu Pull My Daisy, com roteiro e narração de Jack Kerouac e participação de Corso, Burroughs.

....

Além de poesia pretendemos fazer uso de outros recursos como o filme acima citado e trilha sonora de, entre outros, Charlie Parker.
....

Após estaremos disponíveis para diálogo com as pessoas interessadas. ....


[Convite: Marcelo Nietzsche e grupo "6around60"]


LEITURAS ADICIONAIS


Para além das leituras deste dia "Six Around 60", o evento comporta uma TERCEIRA PARTE: será aberta aos demais expoentes da geração Beat, nomes inevitáveis, como Gregory Corso, Carl Solomon, William Carlos Williams, Bob Kaufman, LeRoi Jones (Amiri Baraka) etc.. Ou as MULHERES, quase sempre esquecidas entre os Beats, como Joyce Johnson, Denise Levertov, Diane di Prima, Patti Smith etc.. Referências históricas que deram direção a literatura Beat, poetas como: Walt Whitman, William Blake, D.H.Lawrence, Rimbaud, Artaud, Baudelaire, Conde de Lautréamont, etc..

Poderão ser lidos poemas da geração posterior, "The Postbeat Poets", nomes como Anne Waldman, David Cope, Eileen Myles, Lesléa Newman, Jim Cohn, Randy Roark etc.. Divinal, meteórico, ocorreu com uma vasta safra de MÚSICOS, fosse no folk, rock, punk, a poesia intrincada em suas letras. Só no The Doors, Jim Morrison e Ray Manzarek eram grandes entusiastas da poesia falada, íntimos de vários Beats. Famosos na música pop norte-americana, como The Grateful Dead, Mick Jagger, Lou Reed, Tom Waits, muitos outros fecharam nessa corrente também.
Finalmente, os Beats Latino-Americanos: Eco Conteporáneo e Nueva Solidariedad na Argentina; Nadaístas na Colômbia. Ou do Brasil, como Luis Carlos Maciel [difusor da contracultura]; Roberto Piva, desde seu livro de estreia [Paranoia-1963]; José Agripino de Paula [Panamérica-1967]. Existiram Beats brasileiros, como Wally Salomão [Navilouca]; Torquato Neto; Roberto Bicelli; Alberto Marsicano; Antonio Bivar... Eduardo Bueno! E os atuais: espaços em branco deixados para nomes sugeridos, ou como quiser preenchê-los e etc. etc. etc..
Todos à leitura!

- Textos de Claudio Willer sobre:
"Conde de Lautreamont" [click!]

BEAT AND ...JAZZ...









Poetry for the Beat Generation - Jack Kerouac já vinha empolgado com a música, especialmente o Bebop Jazz, quando em 1957 foi agendado para uma performance acompanhada de jazz no Village Vanguard. Na noite de inauguração Kerouac estava muito nervoso e tímido, foi um desastre. Na segunda apresentação, Kerouac foi acompanhado por Steve Allen ao piano, que logo sugeriu que gravassem um áudio pela Dot Records.



Como havia sido um sucesso aquela noite, Kerouac preferiu em gravar de uma só vez, sem cortes, no improviso, mas o resultado não foi aprovado pelo presidente da gravadora, que achou o conteúdo obsceno, de gosto duvidoso, e mandou destruir a cópia.



Steve Allen não se conformou. Levou os originais para a Hanover Records, onde a ideia foi aceita e se tornou o álbum Poetry for the Beat Generation, o primeiro dos três discos que atualmente integram o pacote _The Jack Kerouac Collection.



- trecho: by Jack Kerouac e Steve Allen (on youtube):
'Charlie Parker' [click!]

- Charlie Parker (on youtube):
"Bebop" [click!]

Audio (on Archive Jazz Topics):
"Bird and Diz" [click!]














Disco: Bird and Diz

Gravadora: Verve Records

Ano: 1950

Banda:

Charlie Parker
[Sax Alto]

Dizzy Gillespie
[Trumpete]

Thelonious Monk
[Piano]

Curly Russell
[Baixo]

Buddy Rich
[Bateria]


SESSÃO CINE-CLUBE



Pull My Daisy
**O filme será apresentado às 20hs, como abertura do evento, não se atrasem!









Ficha Técnica:


[http://imdb.com/]











Ano: 1959
País: USA
Duração: Curta Metragem (30 min.)

Direção: Robert Frank e Alfred Leslie
*com intervenções de Jack Kerouac.

Narração: Jack Kerouac.

Elenco:
Allen Ginsberg,
Peter Orlovsky,
Gregory Corso,
Larry Rivers,
Alice Neel,
David Amram,
Richard Bellamy
Delphine Seyrig
Sally Gross
Pablo Frank,
Robert Frank.

Sinopse:
Baseado num incidente na vida do casal Neal e Carolyn Cassady, o filme conta a história de um jantar, quando um agente ferroviário e sua esposa recebem um respeitável padre em sua casa. No mesmo encontro, chegam amigos de bar do marido, gente de vida boêmia, que causam um choque entre sagrado e profano, quebram a cerimônia, iniciam uma festa.

- assista o filme (on vimeo):
"Pull My Daisy" [click!]

Poesia Falada?

conheça o RATOS DI VERSOS !!

Data/Local/Horário

QUINTA-feira SIM !! ... na outra é 5ª-ñ :(

FaceBook:

Ratos Di Versos

3